IInformação sobre lúpus, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento do lúpus, assim como formas de prevenção de surto de lúpus.


Pessoas afetadas com lúpus

O sexo feminino é oito a dez vezes mais afectado (em relação ao sexo masculino), sobretudo em idades férteis. As idades mais frequentes para o início do Lúpus são entre os 18 e os 55 anos, mas esta doença pode iniciar-se em qualquer idade (crianças ou idosos).
Os familiares de doentes com doenças auto-imunes (Lúpus, Tiroidite, Artrite Reumatóide, Diabetes tipo 1, Síndrome de Sjögren, Síndrome Antifosfolípido, …) têm maior probabilidade ou risco de serem afectados por estas doenças, ou seja, existe uma predisposição familiar, mas o Lúpus não é considerada uma doença hereditária no sentido clássico do conceito. Explicitando melhor: em gémeos “verdadeiros” se um tem Lúpus Eritematoso Sistémico a probabilidade do outro também ter é de cerca de 40 %; nos outros gémeos a probabilidade é só de 2 %. Quanto à probabilidade do filho/a de uma mulher com Lúpus Eritematoso Sistémico também o ter é só de 2 %, enquanto nas outras mulheres é de 0,4 %.