IInformação sobre lúpus, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento do lúpus, assim como formas de prevenção de surto de lúpus.


Diagnóstico de Lúpus

O diagnóstico de Lúpus baseia-se em dados clínicos e laboratoriais. Os testes laboratoriais, só por si, não são suficientes para o diagnóstico. Ou seja, uma pessoa pode ter positiva a análise mais conhecida como associada ao LES (ANA – Anticorpo Antinuclear) e ser sempre saudável. No entanto, em conjunto com os sintomas referidos pelo doente e os sinais observados pelo médico, são muito úteis.
Nalguns casos o diagnóstico é difícil de obter porque, apesar de se suspeitar fortemente de Lúpus, os dados clínicos nesse momento não são suficientes para fazer um diagnóstico. Nestes casos, só o desenrolar da situação clínica é que nos confirmará a presença da doença. Por outro lado, o Lúpus tem formas de apresentação muito variadas, facto que também pode dificultar o diagnóstico.
Uma imagem que pode traduzir todas estas dificuldades é a de um puzzle: múltiplas peças vão mostrar uma determinada imagem mas tal só é compreendida conforme o número e o tipo de peças que nos vão entregando; às vezes é mais fácil chegar à compreensão da imagem, outras vezes mais difícil…e, se só nos derem poucas peças teremos que aguardar até que nos dêem o número mínimo de peças que nos permita ter ideia da imagem que esse puzzle representa.
ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL